SAL MARINHO X SAL DE DESERTO

 

Qual a diferença?

 

 

  Você talvez pense que todos os sais sejam iguais, afinal de contas, estamos falando apenas de cloreto de sódio. Mas assim como a água que bebemos, cada vez mais devemos nos preocupar com os níveis de poluição humana que atingem o ambiente do qual o sal é extraído.

  A poluição de nossos oceanos aumenta diariamente. Derramamentos de petróleo são constantes. Despejamento de esgoto e, principalmente, acúmulo de plásticos.

  Recentemente, a comunidade científica despertou para o perigo da contaminação dos mares por microplásticos.

 

  Mas, afinal de contas, O QUE SÃO MICROPLÁSTICOS?

micr.jpg

Microplásticos com dimensão abaixo de 5mm em amostra de sal.

  Microplásticos são pequenos pedaços (podendo chegar a 0,0007mm) dos mais variados plásticos encontrados no meio ambiente.

 

  Esse tipo de poluição tem causado grande preocupação pois, além de acelerar o derretimento das geleiras, essas partículas são capazes de entrar nas células, inclusive nas humanas, podendo causar diversas alterações biológicas importantes.

 

  Para termos uma idéia melhor da extensão desse problema, microplásticos foram encontrados na precipitação de neve da Antártica. Exemplo alarmante do nível de poluição extrema à qual submetemos nossos mares.

 

  E O SAL DE DESERTO?

 

  Os oceanos nem sempre estiveram no mesmo lugar. Prova disso são os fósseis de conchas milenares encontradas no topo dos Andes.

  Formadas a milhares de anos, bem antes dos primeiros homens caminharem sobre a terra, as salinas são imensos desertos de sal depositado pelos antigos mares que secaram. 

  Ainda salvos da poluição humana, esses osasis salinos fornecem uma materia prima mais pura e segura para nosso consumo.

 

  As salinas Argentinas de La Pampa e Tucumán são dois belíssimos exemplos desses depósitos, no norte da belissima Patagônia Argentina.

 

 

  Para saber mais: 

 

https://www.nationalgeographicbrasil.com/planeta-ou-plastico/2018/10/microplasticos-encontrados-em-90-por-cento-do-sal-de-cozinha

 

https://www.civilsdaily.com/news/microplastics-found-in-antarctica/

 

 

 

pampa.jpg
Salina em La Pampa, norte da Patagônia.